php-dev

21 03 2007

Na lista de discussão php-dev sempre há mensagens interessantes.

Nesta última semana vem sendo discutido um projeto para o GSoC , o dbobj. Trata-se de uma (não é apenas mais uma ) implementação nativa (isso é, uma extensão para PHP, e não escrito em PHP ) de ORM. Foi descrito com maiores detalhes em um email que pode ser visto no histórico da lista.

Poderia ser bastante interessante se “pegasse”, criaria uma certa padronização na forma de acesso a dados. Mas é bem provável que quem já utiliza algum framework para isso não o abandonaria. Enfim, não ha nada a perder com isso. O projeto phpaspect também “nasceu” no GSoC (outra “edição”). Deve dar bons frutos também.

Um outro assunto que vem sendo discutido ( e muito discutido ) é a implementação de funções anônimas em PHP. Um patch foi enviado e demonstrava o funcionamento desta implementação ( por sinal, o código foi esse:

$data = array(“zoo”, “orange”, “car”, “lemon”, “apple”);
usort($data, function($a, $b) { return strcmp($a, $b); });

)

Entre outras coisas, foi comentado também sobre uma possível implementação de closures em PHP. Nunca precisei, nem de funções anônimas, mas sei lá, vai que um dia eu precise : )

Então fica a dica, a lista pode ser assinada por qualquer um. Apenas se prepare para receber muitas mensagens diariamente.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

21 03 2007
Kristopher Murata

Opa, ótimo trabalho esse blog aqui. :)
Percebi que a maioria dos posts são sobre programar em PHP de verdade, que tal falar um pouco de frameworks também? Tenho quase certeza que conhece os principais, mas aqu vai uma lista dos meus preferidos:

CakePHP
Symfony
CodeIgniter
Seagull

Lista de alguns frameworks: http://www.phpwact.org/php/mvc_frameworks

21 03 2007
E Silva

Valeu : )

A idéia é realmente falar sobre “programar em PHP de verdade”, sem frameworks e coisas assim. Nada contra frameworks, a maioria dos que tem por ai são realmente bons. Mas sou adepto da Reinvented Square Wheel Helper, so que com frameworks : D

Mas falando um pouco sério, conheço sim diversos frameworks, mas apenas de documentação e comentários. Os únicos que já escrevi algum código ( e coisa bem simples ) foram o ZendFramework e o CodeIgniter. E foi só pra comparar performance com um framework próprio, que venho desenvolvendo junto com o Henrique, que escreve aqui no blog também.

Assim que esse framework estiver no sourceforge, vão aparecer diversos posts falando sobre como executar tarefas corriqueiras com o auxílio do framework. ( framework ainda não foi pra lá porque não tem um nome… triste isso…)

21 03 2007
Kristopher Murata

Evaristo? Evandro? Eder? Edilson? Silva!

Esse “Reinvented Square Whell Helper” é bem o contrário do famoso ditado brasileiro “Não reinvente a roda”.. :)
E o “unamed framework” ficou com performance satisfatório em relação ao Code Igniter (que considero bem rápido..)?

22 03 2007
E Silva

Passou meio longe nos nomes, heheh : )

O que comparei a performance foi apenas o “bootstrap” de cada um deles. Foi básicamente um “hello world”. Na época ( tem alguns meses ), estava um pouco mais rápido, fazendo testes usando o ApacheBench. Tentarei fazer alguns testes usando banco de dados, analisar se a implementação de active record que há no CI é mais eficiente que a implementação de DAO que fizemos. Mas em funcionalidades o CI está muuuuuuito a frente de nosso framework.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: