Dica rápida: Verificar protótipos de funções PHP rapidamente

19 03 2007

Tenho plena certeza que não sou o único que sempre tem dúvidas com a ordem de determinadas funções em php, principalmente as funções de manipulação de array e de strings. A culpa não é minha, não há um padrão naquilo. E isso é uma das poucas coisas que me “irritam” enquanto estou desenvolvendo.

Quando tenho alguma dúvida ( várias vezes por dia, tenho uma “excelente” memória ) costumo consultar a documentação em php.net, seguido pelo nome da função:

http://php.net/array_search, http://php.net/substr, e por ai vai…

Até tenho documentação instalada localmente, mas é bastante chato ficar procurando. É mais prático olhar direto no site.

Mas hoje, tive a brilhante idéia de começar a utilizar o próprio php ( cli ) pra exibir o protótipo das funções, que me poupa algum tempo e achei bastante útil. Acho que pode ser útil para quem tem esse mesmo problema que eu. Veja a simplicidade:

$ php –rf substr
Function [ public function substr ] {

– Parameters [3] {
Parameter #0 [ $str ]
Parameter #1 [ $start ]
Parameter #2 [ $length ]
}
}

$ php –rf array_search
Function [ public function array_search ] {

– Parameters [3] {
Parameter #0 [ $needle ]
Parameter #1 [ $haystack ]
Parameter #2 [ $strict ]
}
}

$ php –rf array_key_exists
Function [ public function array_key_exists ] {

– Parameters [2] {
Parameter #0 [ $key ]
Parameter #1 [ $search ]
}
}

Muito bom!!! Espero encontrar mais alguma utilidade nisso : D

Ações

Information

Deixe um comentário

